Tuesday, June 17, 2008

Usando alpaca

Saber de algumas coisas sobre alpaca ajuda quando você quer planejar seu trabalho e evitar frustração. O mais importante desses fatos é que a fibra da alpaca é escorregadia. Mas vamos começar do começo.
O fio é feito de fibras, certo? As fibras da alpaca possuem características diferentes daquelas da lã. Elas são em geral mais longas que fibras de lã de ovelha, com um diâmetro que varia entre cerca de 18 microns a 25,5 microns, considerando a maioria dos fios de alpaca disponíveis no mercado pra quem tricota a mão. Os fios mais finos são classificados de Royal Baby ou Royal Alpaca, com fibras abaixo de 18 microns; Baby Alpaca tem diâmetro entre 19 e 22 microns (aprox. o mesmo das melhores lãs de merino), e Superfine fica entre 23 e 25,5 microns. O fio que eu usei tem 25 microns.
Alpaca absorve umidade tão bem quando a lã, sem dar sensação de molhado nem ficar frio. Não contém lanolina, o que ajuda a evitar alergias. A alpaca é também muitas vezes mais quente que a lã, porque as fibras têm um núcleo oco que ajuda no isolamento térmico.
Wisp
Esse xale Wisp, por exemplo, é todo furadinho mas é tão quentinho quanto uma jaqueta jeans pra usar no cinema ( e evita ter que sair no meio do filme pra fazer xixi ).
A diferença mais importante entre alpaca e lã, no entanto, são as escamas na superfície da fibra. Alpaca tem menos escamas e elas são maiores que as da lã. Isso torna as fibras lustrosas, escorregadias, mais difíceis de feltrar (leva mais tempo, mas feltra), escorregadias, mais resistentes a branqueamento químico, escorregadias, inelásticas, e escorregadias.
Assim, o que realmente precisa ser lembrado é que o fio de alpaca é:
  • Quente - usar fios mais finos e leves, e pontos abertos e rendados, cria trabalhos quentes mas confortáveis. Fios mais grossos são melhores pra usar fora de casa, no inverno (inverno de verdade!). Trabalhos em cores funcionam melhor em intarsia, porque aqueles trabalhos com o fio carregado pelo avesso criam uma dupla camada que pode se tornar quente demais e pesado demais.
  • Inelástico -se você tricota apertadinho, o fio não vai esticar pra enfiar a agulha naqueles pontos mais apertados, como k4tog ou nupps. O fio também não se ajusta a irregularidades dos pontos, e essas irregularidades ficam mais visíveis em ponto stockinette que se fosse feito em lã. Ah, e roupas mais coladas ao corpo esticam e se ajustam, mas depois que você tira a roupa, ela não volta pro formato original. Ribbing/ponto barra tem que ser feito extra apertado (com agulha menor, por exemplo), e torcer os pontos ajuda também, mas se possível, melhor evitar acabamento em barra.
  • Escorregadio - não é que os pontos vão escorregar e cair das agulhas (apesar de que pode acontecer - agulhas de madeira ou bambu são mais ásperas e ajudam a segurar os pontos com fios escorregadios). É que as fibras que fazem o fio escorregam entre si, e fazem o fio crescer! Um trabalho pesado, com muitas tranças, por exemplo, pode começar um sweater e terminar do tamanho de um vestido. A amostra é a salvação. Antes de começar, faça uma amostra, lave, deixe secar pendurada, se possível até com um pesinho embaixo, e depois disso tudo, meça a tensão e número de pontos e carreiras por centímetro. Dá trabalho mas você fica preparado pra não terminar seu trabalho com mangas de camisa de força. Trabalhos com costura lateral, costura reforçada nos ombros, ou tricotados na vertical são boas idéias, ou então tricotar de cima pra baixo (porque fica fácil desmanchar uma parte se for preciso encurtar). Ou então usar alpaca pra trabalhos em quea diferença de tamanho não importa, como cobertores. Pros meus xales, quanto maior, melhor.
A última coisa a se lembrar é ter cuidado com as pontas soltas no fim. Arrematar em zigzag, dar uns nozinhos sutis, reforçar bem, pro fio não sair e desmanchar. Eu tô pensando seriamente em colocar um pouquinho de cola maluca, mas eu sou paranóica...

Além de diversos site que achei no Google, as principais fontes que usei foram:
English text

1 comment:

Paty said...

Eu adorei o que vc escreveu!!!! E agora estou apavorada rs rs rs... é que comprei um fio de alpaca, fino, para ag 3mm, para fazer um colete para meu marido... vou seguir suas dicas... obrigada!
bjs